4 Curiosidades dentro da boca que você não sabe
- Equipe JaulaTech
- 26 de out. de 2024
- 3 min de leitura
A boca é um universo super complexo e cheio de minuciosos detalhes que muitos não conhecem
A boca é um universo muito vasto e muito complexo com infinitos detalhes que vão muito além do que podemos ver a olho nu. Por isso separamos algumas curiosidades sobre a odontologia que provavelmente são desconhecidas para muitas pessoas e que são extremamente interessantes e fundamentais para quem ama as curiosidades. Vamos lá?
1 - A primeira escova de dentes relatada?
Encontraram essa "escova" da imagem, em uma tumba egípcia datada de 3 mil anos, o que historiadores acreditam ser a escova de dentes mais antiga já encontrada. O "dispositivo" era simples e feito de um pequeno ramo com a ponta que era desfiada até restarem apenas fibras. Ainda não se com precisão qual era a metodologia de utilização da tal “escova de dentes”, mas em alguns manuscritos encontrados na antiga Babilônia, especialistas sugerem que os habitantes da região, também usavam palitos de ouro para a higiene bucal. Essa situação é um relato de mais de 3.500 anos antes de Cristo e impressiona por naquela época, já se existir o conhecimento da importância de uma saúde bucal.
2 - A parte MAIS DURA do corpo humano?
Se você respondeu: DENTES! Você Acertou, pois especialistas afirmam que os dentes são a parte mais dura do corpo. A razão dessa afirmação dos especialistas, você encontrará no próximo tópico, mas já adiantamos que não é o dente em si que tem essa grande resistência, e sim o esmalte que o recobre. Isso pois esse tecido tem uma grande quantidade de minérios, sendo esse o segredo da dureza dos dentes.
Quer comprar na internet com desconto? Clique aqui
3 - Nossos dentes são ossos?
Apesar deles terem TUDO para serem considerados como osso, NÃO SÃO. Sim, existem várias semelhanças entre o osso e o dente na questão estrutural, na resistência e na coloração e na grande quantidade de cálcio. Porem, uma das diferenças para não os classificarmos como ossos, está em sua composição, que incluiu o esmalte, a dentina e a polpa dentária. E se formos olhar para a composição dos ossos, além de serem formados por tecido ósseo e por células, uma outra diferença dos ossos é a sua capacidade regenerativa por causa de colágenos e proteínas.
Apesar dessa diferença, os dentes são mais resistentes e também são considerados órgãos do corpo humano.
4 - A primeira faculdade de Odontologia no Brasil
A primeira faculdade de Odontologia NO MUNDO foi criada em 1840, nos Estados Unidos, e apenas em 1884 surgiu o primeiro curso de Odontologia no Brasil. Tudo isso só foi possível por um decreto imperial, e que ligou o curso à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Uma distancia de 40 anos nos dias de hoje é um atraso e tanto, mas como as culturas se espalhavam pelo mundo lentamente nos séculos 18 e 19, esses aproximadamente 40 anos de diferença, não eram tanta diferença assim para a época em questão, onde tudo se espalhava muito mais lento e de forma arcaica comparada ao mundo tecnológico que vivemos hoje.
Chegando ao ano de 1911, o então presidente Epitácio Pessoa, decidiu separar o curso de Odontologia da faculdade de Medicina. E apenas no ano de 1947, os estudantes de Odontologia passaram a estudar por 4 anos antes de receber o diploma de conclusão de curso e sagrarem-se Cirurgiões-Dentistas.
Quer cuidar melhor da sua saúde bucal??
Acesse artigos e acessórios dentais em promoção: clique aqui
Clique e veja Smartphones em promoção da:
Mercado Livre - Magalu - Shopee - Amazon
Veja os melhores CUPONS da internet? Clique aqui
Comments