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SOFT SKILLS PARA A ERA DIGITAL Parte 4

Foto do escritor: Sabrina CarvalhoSabrina Carvalho

Uma série que revela quais são as habilidades que irão te diferenciar no futuro do trabalho da nova realidade do business.


Antes de iniciar com as duas próximas competências para a era digital, é importante que reveja o conceito de soft skills e a explicação das outras que estão nas partes 1, 2 e 3 desta série (os links se encontram no final da matéria).


A próxima soft skill é Pensamento Adaptativo. Saber analisar as mudanças inesperadas no cenário corporativo, pensar e criar soluções inovadoras para que todos se adaptem ao novo momento é o que define a pessoa que tem pensamento adaptativo. Em resumo é quem consegue enxergar a oportunidade em meio ao caos, à dificuldade, à mudança repentina, é ser o profissional inovador, criativo e flexível a mudanças.


O que seria das empresas, da economia e do mercado se não existissem pessoas capazes de encontrar soluções diante do caos? Em 2020 vivenciamos uma das maiores crises desde o crash de 1929, passamos por um caos geral que fugiu do controle do mundo inteiro que, de repente, nos obrigou a permanecermos reclusos, trancados em casa, impedidos de gerar renda, de crescermos e prosperarmos. O medo tomou conta da humanidade, muitas pessoas perderam os empregos, viram seus sonhos acabarem, seus negócios ruírem, suas famílias se desintegrarem e o pior de tudo, sofreram com a perda de entes queridos.


Antes desse cenário, algumas empresas não conseguiam enxergar o home office como benefício, porém diante das circunstâncias muitas delas determinaram que todos os funcionários fossem inseridos nesse sistema de trabalho. Diversas questões foram surgindo durante o caminho. Como controlar a produtividade dos funcionários? E o registro do ponto? Como manter a comunicação efetiva entre todos? Quais tecnologias eram necessárias para que o trabalho fosse executado e que todos pudessem ter acesso? E as atividades que eram essencialmente presenciais? Vários profissionais precisaram usar a criatividade para conseguirem sobreviver a tudo isso, muitos mudaram de profissão, outros adaptaram as suas atividades para o mundo digital, alguns aprenderam coisas novas e os que não conseguiram se adaptar, infelizmente, passaram por inúmeras dificuldades.


E como podemos desenvolver o pensamento adaptativo? Muito simples, aliás é uma das mais simples dessa série. Basta usar o poder criativo que já nasce com todo e qualquer ser humano, sim, todos somos criativos, é só acessar na memória. Com o tempo, adormecemos essa capacidade, mas a boa notícia é que ela pode ser recuperada, basta treinar. Comece olhando para situações simples, em casa mesmo, e pense em soluções diferentes para essas situações. Observe as crianças e veja como encontram soluções criativas para tudo, é muito comum observarmos uma criança brincando com panelas, bacias e potes como se fossem parte de uma grande cidade. Faça o mesmo, use a sua imaginação e adapte-se às adversidades, criando soluções e não apenas se apegando ao problema.


Em seguida temos a competência chamada Design Mindset, que é a capacidade de mudar processos e ambientes para alcançar metas e resultados. Essa mudança deverá reconhecer as variadas tarefas exigidas pelo mundo corporativo e as diferentes formas de pensar para solucionar cada uma delas.


Quem nunca ouviu do superior imediato que a empresa precisa renovar seus processos, que é necessário modernizar as atividades e solicita que os funcionários apresentem suas ideias e concepções? Um profissional que pensa em como é possível melhorar um processo interno é um grande diferencial no capital humano da empresa. Porém, é necessário, que os superiores recebam abertamente cada sugestão, senão não há sentido em se tornar um profissional com essa competência desenvolvida. As empresas mais modernas já praticam essa abertura, mas é fundamental que saiba analisar o cenário em que está inserido para não gerar problemas na sua atual ocupação.


Para desenvolver essa soft skill, tenha sempre um olhar analítico e observador, informe-se a respeito de modernizações, esteja atento às tendências empresariais, leia bastante e use a sua capacidade de comunicação para sugerir ideias e mudanças para que a empresa evolua e se torne atrativa a diversos profissionais de mercado. Aqui é fundamental estar atento às inovações, ferramentas e processos do mundo corporativo, é importante saber analisar o todo, as tarefas, as atividades, os cargos, as responsabilidades, os processos internos e como propor mudanças estruturais que chamem a atenção de todos.


Percebeu que, praticamente todas as soft skills apresentadas até agora têm uma ligação entre si? É isso mesmo, a partir de agora os profissionais que se destacarão no mundo corporativo são aqueles que possuem diversas dessas competências e a capacidade de transitar por diversas áreas da empresa.


Na próxima publicação falaremos sobre Inteligência Social e Colaboração Virtual. Fique de olho!


Não leu as matérias anteriores sobre Soft Skills para a era digital?


Links:

  • SOFT SKILLS PARA A ERA DIGITAL PARTE 1

  • SOFT SKILLS PARA A ERA DIGITAL PARTE 2

  • SOFT SKILLS PARA A ERA DIGITAL PARTE 3


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Autora do livro: Geração Z: uma nova realidade

Colunista no Blog do Elefante Marinho

Especialista em Gestão de Pessoas, Analista Comportamental, Life Coach, Funcionaria em SEBRAE, idealizadorado canal @prosperae e consultora de desenvolvimento pessoal.

Estudante de UX Design, Mãe e Multitarefa.


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