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SOFT SKILLS PARA A ERA DIGITAL parte 5

Foto do escritor: Sabrina CarvalhoSabrina Carvalho

Uma série que revela quais são as habilidades que irão te diferenciar no futuro do trabalho da nova realidade do business.

Antes de iniciar com as duas próximas competências para a era digital, é importante que reveja o conceito de soft skills e a explicação das outras que estão nas partes 1, 2, 3 e 4 desta série (os links estão no final da matéria).


As próximas duas competências são complementares e muito importantes para o mundo digital.

A Inteligência Social é um misto de inteligência emocional com relacionamento interpessoal, pois está diretamente ligada à maneira com que as pessoas se relacionam e realizam negociações complexas, compreendendo profundamente o sentimento das pessoas de diferentes culturas e contextos sociais. Ou seja, o profissional que possui essa soft skill bem desenvolvida, sabe se comunicar com pessoas do mundo todo, de qualquer cultura, pois tem conhecimento a respeito de cada região, cidade ou país e, como sabe falar com todas as diferenças, obtém êxito nas negociações proporcionando benefícios e ganhos para a empresa.


Mas, como desenvolvemos essa competência tão importante? Mais uma vez leituras e capacitações são necessárias. Ser fluente, ao menos em inglês, é fundamental para conseguir se comunicar mundo afora, portanto, caso ainda não saiba falar inglês, procure um curso e inicie o quanto antes. Saber ouvir, ter empatia e estudar sobre as diversas culturas presentes no mundo são essenciais, pois essas habilidades e conhecimentos ditarão o tom do diálogo, ajudarão na compreensão sobre o que o outro quer falar, quais produtos podem ser oferecidos, como cada cliente prefere ser tratado e definirão a margem de negociação para cada situação dependendo da localidade da pessoa que faz parte da negociação.



Outra sugestão é sempre manter as emoções equilibradas. Em uma negociação, seja para venda, seja para aquisição, é muito importante que as emoções estejam sob controle. Conhecer as próprias emoções, treinar as reações e desenvolver uma habilidosa inteligência emocional é de extrema importância para o profissional que possui inteligência social, afinal lidará com todo tipo de pessoa, cultura e crenças. Manter-se equilibrado, consciente das próprias emoções, colabora para tornar a situação favorável.


A Colaboração Virtual é ter a habilidade para liderar, se comunicar com a equipe e com diferentes pessoas, em variados locais do mundo, por meio da Internet. Aqui é essencial que o profissional tenha plena capacidade para utilizar ferramentas digitais, possua amplo conhecimento tecnológico e saiba utilizar a linguagem remota para se comunicar com a equipe, liderar as pessoas a distância, conhecer equipamentos e comunicação digital para colaborar com todos os processos corporativos de maneira virtual.


Para desenvolver a Colaboração Virtual a primeira providência é ter fluência digital em áreas inerentes ao trabalho virtual, como se comunicar nas redes sociais, a maneira de se comportar em reuniões remotas, investir em equipamentos, rede de internet, fazer constantes leituras sobre gestão de pessoas a distância, e aprimorar os conhecimentos em linguagem digital.



O mundo está se tornando digital, não temos mais como voltar atrás, então comece a se diferenciar no mercado digital, não é necessário ser especialista em sistemas de informação ou ciência da computação, mas é primordial saber se comunicar virtualmente, utilizar as ferramentas digitais, operar sistemas e ter inteligência para tudo isso, afinal o mundo pode se tornar digital, mas o humano jamais deixará de ser humano e a máquina jamais substituirá essa expertise única e inerente a nós.


Na próxima e última publicação falaremos sobre Orientação para servir e Liderança. Fique de olho!

Não leu as matérias anteriores sobre Soft Skills para a era digital?


Links:

  • SOFT SKILLS PARA A ERA DIGITAL PARTE 1

  • SOFT SKILLS PARA A ERA DIGITAL PARTE 2

  • SOFT SKILLS PARA A ERA DIGITAL PARTE 3

  • SOFT SKILLS PARA A ERA DIGITAL PARTE 4

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Autora do livro: Geração Z: uma nova realidade

Colunista no Blog do Elefante Marinho

Especialista em Gestão de Pessoas, Analista Comportamental, Life Coach, Funcionaria em SEBRAE, idealizadorado canal @prosperae e consultora de desenvolvimento pessoal.

Estudante de UX Design, Mãe e Multitarefa.



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